Search
HISTORIAL
O historial do Clube Portugal Cultura e Recreio
Saber mais

Portugal cultura e recreio

O Clube PCR tem como missão promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa, formar os seus jovens atletas, transmitindo e incutindo os valores do clube, proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso desportivo, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

A visão do clube visa em ser reconhecido e respeitado no distrito como uma referência na prática e na promoção desportiva, cultural e recreativa, ser um clube de excelência na formação.

O Portugal Cultura e Recreio acredita, defende, pratica e ensina os seus valores: ética, espírito de equipa, responsabilidade, solidariedade, igualdade, rigor, competência, honestidade, empenho e competitividade.

O clube conta com um pavilhão para o desenvolvimento desportivo de diversas modalidades, com piso desportivo, balneários e uma bancada com capacidade para 227 pessoas.

História do Clube

1960

O nascimento

A coletividade nasceu a 1 de Abril de 1960 por ideia de um grupo de amigos. Vivia-se, portanto, no tempo do fascismo, e os clubes, dadas as restrições a todo o tipo de direitos e liberdades, apresentavam-se como epicentro da luta e resistência. Eram refúgios de consciências livres e de mulheres e homens verticais que tinham outros sonhos para além dos espartilhos ideológicos impostos pela ditadura. A cultura, o recreio e o desporto, eram, portanto, ao tempo, factores de consciencialização, orientada para a solidariedade, ajuda mútua e sentido de responsabilidade perante a vida comunitária.

1961

Estatuto Legal

O clube viria a adquirir o estatuto legal em Setembro de 1961, depois de ultrapassadas as costumeiras dificuldades impostas pelo regime de então. Todavia, o dia da fundação, em que o referido grupo de amigos decidiu "converter o sonho em realidade", foi o dia das mentiras. Registe-se que a primeira atividade a que se entregaram os sócios do PCR foi o chinquilho.

1995

Casa nova

Entretanto, as reduzidas dimensões da sede dificultavam que o PCR cativasse novos associados e se lancasse noutras direcções, tanto culturais como desportivas, cujas práticas se foram impondo e popularizando com o avanço de conhecimento Havia, por conseguinte, que procurar um novo espaço e levantar novas instalações, empresa gigantesca atendendo aos parcos meios materiais e financeiros da coletividade. Constituiu-se, para o efeito uma comissão pró-sede, que depois de muitos e fatigantes contactos, de muitas diligências, de vastos compromissos, de momentos de desalento e de horas de esfusiante alegria, alcançou levar a carta a Garcia. E foi assim que, a 26 de Agosto de 1995, se inaugurou a nova sede social do PCR, sita na Quinta do Lírio, no Bairro Manuel André. Nesse dia, houve lágrimas nos olhos dos associados que tanto lutaram pela construcão deste sonho associativista.

2020

Novo pavilhão

O Portugal Cultura e Recreio, fundado a 1 de Abril de 1960, transformou, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, o seu polidesportivo exterior em pavilhão desportivo tendo seleccionado para o efeito equipamentos e pavimentos desportivos de excelente qualidade.O pavimento desportivo eleito para este pavilhão é o único do Mundo em polipropileno com caixa-de-ar incorporada, o Naxos Master. Um pavimento certificado por várias Federações Desportivas Nacionais e Internacionais com uma garantia de 15 anos, desenvolvido e fabricado em Portugal pela Sports Partner.